sexta-feira, 11 de maio de 2007

O círculo Veloso-Guerra e Darius Milhaud no Brasil: Modernismo musical no Rio de Janeiro antes da Semana. 2005.

LAGO, Manoel Aranha Corrêa do. O círculo Veloso-Guerra e Darius Milhaud no Brasil: Modernismo musical no Rio de Janeiro antes da Semana. Volume I. 2005. UFRJ. http://ged1.capes.gov.br/CapesProcessos/918717-ARQ/918717_5.PDF


RESUMO
O texto procura, inicialmente, situar o Modernismo musical brasileiro no contexto mais geral do Modernismo musical europeu, discutindo - dentre as suas tendências - aquelas de maior repercussão no Brasil da Belle-Époque e, em particular, o caso da música de Debussy e das inovações que comportava, no que se refere à sua difusão no Rio de Janeiro, antes da chegada de Darius Milhaud em 1917. Os Capítulos II, III e IV procuram traçar um perfil das atividades de Godofredo Leão-Veloso, de Nininha e Oswaldo Guerra, do seu papel na difusão do Modernismo musical europeu no Brasil, e dos desdobramentos da carreira européia de Nininha e Oswaldo. O Capítulo V discute a correspondência Milhaud - Guerra no período que sucedeu a partida de Milhaud do Brasil e a chegada dos Guerra na França. O capítulo final discute algumas inter-relações entre o Modernismo musical praticado no "Círculo Veloso-Guerra" (que incluiu Darius Milhaud no período 1917-18) e o perfil que adquiriria o Modernismo musical brasileiro, após a Semana de 22.

Palavras-chave: Modernismo, Politonalidade, Nacionalismo.

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