terça-feira, 1 de maio de 2007

Estado-nação, identidade-para-o-mercado e representações de nação1

Revista de Antropologia
ISSN 0034-7701 versão impressa
Rev. Antropol. v.47 n.1 São Paulo 2004
ARTIGOS

Igor José de Renó Machado2
Professor do Departamento de Ciências Sociais - UFSCar

RESUMO
Este artigo se propõe a explorar o conceito de identidade-para-o-mercado, criado a partir das idéias de Jameson, contidas em seu livro Pós-modernismo: a lógica cultural no capitalismo tardio, e explorado por meio de reflexões que remetem às questões, da minha pesquisa de doutorado, sobre a imigração brasileira no Porto. Apoiado nessa perspectiva, pode-se verificar o papel central do Estado-nação na produção e articulação de identidades-para-o-mercado e de imagens identitárias de fácil consumo num mercado global.
Palavras-chave: identidade, pós-modernismo, imigrações internacionais, Estado-nação.

SALGUEIRO, Valéria. Grand Tour: uma contribuição à historia do viajar por prazer e por amor à cultura. Rev. Bras. Hist., São Paulo, v. 22, n. 44, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882002000200003&lng=es&nrm=iso.
Acesso em: 01 Mayo 2007. Pré-publicação.

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